Como instalar do zero o novo OS X Yosemite



Yosemite o novo OS X da Apple

   Finalmente o Yosemite saiu de sua versão de testes e está gratuito para usuários mac, mas muitos não sabem como instalar esta nova versão do zero, então resolvi fazer um breve  tutorial de como faze-lo. Antes de realizar todo o processo certifique-se que seu hardware é compatível com esta nova versão, a regra de ouro é a seguinte ele roda perfeitamente o Mavericks? se sim então siga avante, e não se esqueça de fazer o backup de seus arquivos.


Mãos na massa (digo no mac !)     

   O processo é demasiadamente simples, ah! e certifique-se de ter uma Apple ID (risos) e não se assuste com a demora pois o processo é bem demorado e pode levar de uma hora á uma hora e meia, mas não se assuste é assim mesmo. (que alivio, rsrsr)

Instalação limpa via PenDrive passo-a-passo:

1. Baixe o OS X Yosemite pela Apple Store.

2. Não o instale, pois afinal você deseja uma instalação limpa, do zero.

3. Conecte o pendrive ou disco usb com pelo menos 8Gb 

4. Abra o Utilitário de Disco e apague o conteúdo. Use o formato Mac OS Expandido (Req. Cronológico) com o nome osxyosemite. (com o nome todo junto assim mesmo)

5. Abra o terminal e digite:

sudo /Applications/Install OS X Yosemite.app/Contents/Resources/createinstallmedia --volume /Volumes/osxyosemite --applicationpath /Applications/Install OS X Yosemite.app --nointeraction

6. Será necessário digitar sua senha de administrador

Vai demorar um pouco (como mencionado logo acima, não se assuste) 

Quando o processo terminar você possuirá o pendrive de instalação do Yosemite

7. Reinicie seu Mac pressionando a tecla Option, lhe será permitido escolher qual disco de inicialização utilizar, obviamente escolha o pendrive que acabou de criar.


8. Acesse o Utilitário de Disco e selecione na aba direita “Macintosh HD”, local onde o OS X está instalado, escolha a aba Apagar e nela o botão Apagar.

9. Feche o Utilitário de Disco.

E escolha Instalar OS X Yosemite.

A instalação prosseguirá normalmente.


Então é só, fica a dica para vocês, e para quem possui a versão anterior do OS X eu garanto que o Yosemite é bem mais estável e particularmente agradei-me bastante de seu visual.


Henrique AD