Desvendando o Windows 10





Windows 10 novidades da nova versão

   Mesmo em sua versão de testes o Technical Preview, o Windows 10 já foi baixado mais de 1 milhão de vezes, com uma aceitação eminente dos usuários está nova versão vem com características "novas" e correções e mancadas da Microsoft, mas o que há de novo no S.O da gingante do Vale do Silício?

01. A volta do maior pedido dos usuários


   O menu Iniciar retorna mas agora unificado com as tiles, substituindo assim a antiga home do Windows 8.1, unificando assim as duas interfaces não confundindo o usuário com duas interfaces a Metro (Modern UI) e a tradicional. Para usuários com telas touch a troca dos ambientes é fácil e opcional.


02. Apps da interface Metro no clássico "modo janelas"


   Uma das maiores mancadas da Microsoft era condicionar os usuários a duas interfaces impossibilitando apps da interface metro ser aberta com as famosas janelas que são redimensionadas de diversos tamanhos. Mas agora isso mudou, os apps abrem de forma "normal".

03. Visualização rápida das janelas "Task View" e Múltiplos Desktops


   O Tesk View é um modo em que as janelas abertas são visualizadas e de maneira rápida e simples podem ser selecionadas, e a opção de múltiplas áreas de trabalhos abrem um leque de inúmeras utilizações e maior praticidade e organização.

04. Encaixe automático de janelas


    Como o nome sugere o encaixe das janelas permitem maior praticidade e organização na utilização do sistema, sendo possível visualizar 4 aplicações ao mesmo tempo.


05. Mudanças estéticas


   Novos ícones minimalistas foram introduzidos no sistema deixando de lado o outrora tão usado 3d, mas ainda existem ícones assim dando um ar de bagunça visual, mas tratando de uma versão de teste isso é aceitável, mas terá que ser mudado, pois não está legal.
  

06. One Drive embarcado de padrão no sistema

    A nuvem da Microsoft vem bem integrada no Windows 10, ainda mais em tempos que serviços como estes são de suma importância.


07. Prompt de Comando com cara nova


   Não apenas mudanças estéticas como: cor e transparência foram adicionadas a Prompt do Windows mas a possibilidade de copiar e colar foram adicionadas ( pow já estava na hora né Bill ?) e entre outras.

08. Novo explorador de arquivos

  O Windows Explorer foi refeito e agora além de pesquisar arquivos locais pesquisa via web e de forma bem mais rápida e inteligente.

09. Substituição da barra Bars por menus de contexto 
  
 A barra Bars foi substituída por menus embarcados nas próprias aplicações metro, localizadas na parte superior do lado esquerdo.


10. Maior estabilidade do sistema


   Me surpreendi bastante com a estabilidade do Windows 10 mesmo sendo uma versão técnica ele está mais leve que o Windows 7 e consumindo menos memoria, e olha que usei um pc relativamente modesto.  



 Mas o Windows 10 não é isso tudo não !!! ( Vichi, lá vem !)

   O engraçado do Windows 10 é que ele é inovador, só que não !!! suas mudanças não são nada novas, apenas atrasos tecnológicos que o S.O da Microsoft não tinham, para exemplo de comparação o Ubuntu uma das Distribuições Linux mais famosas já tinha tais funções a pelo menos 5 anos atrás, até a Apple já tinha embarcado tais mudanças em seu sistema.

01. Confusão de interfaces 


   O Windows 10 ainda não escolheu em que interface vai apostar mesclando ambas, deixando os usuários confusos, com ícones e funções ainda desorganizadas.


02. Lentidão extrema ao abrir aplicações Metro 


Considerações finais

   O Windows 10 realmente trás algumas mudanças e menor consumo de memoria Ram, mas só para exemplo o Linux Mint consome apenas 300mb de ram no sistema enquanto o Windows 10 ainda consome 1,1gb. A confusão de interfaces ainda está presente e a demora extrema para abrir apps da interface Metro, mas o Windows 10 traz o velho-novo menu iniciar e a possibilidade de abrir apps metro e maior integração com o One Drive, novidades "novas" para seus usuários, mas que usuários de Linux e Mac já utilizam a uma eternidade.    




Henrique AD

(4 imagens de autoria do grupo NZN)