Linux e jogos, que a verdade seja dita !


Não viva do passado, os tempos são outros 

   Muitas pessoas desinformadas, muitas com intuito positivo, caem no erro de afirmar que Linux não é um sistema para Gamers, que apenas existem "joguinhos"  e se você quer algo serio terá que usar  Windows, mas eu tenho uma coisa pra falar: quem vive de passado é museu!!! Está certo que até um tempo atrás essa era a realidade, mas convenhamos os tempos são outros. 


Steam uma plataforma que abriu portas 
   O Steam trouxe melhorias significativas para os gamers do sistema do pinguim, com diversos games de nível mais complexo como: Counter Strike e Left 4 Dead2, esta plataforma mudou de fato a forma dos usuários GNU/Linux, com jogatinas online e multiplataforma, além de ser uma loja de games.
   Mas se você acha que vou parar pelo Steam está enganado, claro que ele é  de extrema importância mas não para por aí.



Seu console favorito no Linux

   Que tal usar o Linux de vídeo game? relembrar aqueles tempos em que você jogava em seu Super Nintendo ou até mesmo em seu Playstation 2, o que me diz ? Com diversos emuladores de diferentes consoles a jogatina não terá fim seja Playstation, Nintendo, Mega Drive, Sega no Linux é moleza, confira a lista de emuladores:

Dolphin (emulador de Nintendo Wii e Game Cube)
ZSNES (emulador de Super Nintendo)
Higan (emulador de Super Nintendo, Nintendo, Game Boy Color e Game Boy Advance)
SSEGA (emulador de Sega Genesis)
Gens (emulador de Mega Drive)
PCSX1 (emulador de Playstation 1)
PCSX2 (emulador de Playstation 2)
EPS3X (emulador de Playstation 3) feito por brasileiros !!!
PPSSPP (emulador de PSP )


Jogando games do Windows
   
   Uma da coisas mais legais do Linux é seu espirito comunitário, sendo assim a comunidade de desenvolvedores sempre dá um jeitinho nas coisas, e se seu jogo favorito não existe na Steam ou para Linux, simplesmente jogue o do Windows.
   O programa Wine e até mesmo o Play on Linux dão conta de rodar por meio de programação reversa diversos jogos do Windows, (agora dá pra jogar Assassin's Creed rsrrs), e um canal perfeito para gamers que pretendem experimentar o Linux é o Diolinux um canal voltado para jogos no mundo Linux e tutoriais.

Tutorial de como rodar jogos e programas do Windows no Linux





Jogos para Linux

   Além das diversas alternativas que foram abordadas acima ainda existem os jogos feitos para a plataforma linux que atualmente são muitos e de qualidade muito boa, contendo até clássicos de outras plataformas.

Site com jogos nativos do Linux (www.penguspy.com)
Uma lista bem legal que o Diolinux fez com mais de 80 jogos.

Se depois de tudo isso você ainda dizer que não existe jogos para Linux, e que Gamer de verdade não usa Linux, AH ! FAÇA-ME UM FAVOR, NÉ !!! (rsrsrrssrs)
   Não deixem de se inscrever no canal do Diolinux e curtir as dicas de jogos para Linux, sejam eles nativos ou do Windows.



Henrique AD

*parte dos créditos são para o Dionatan Simioni do canal Diolinux, afinal sem ele este conteúdo não seria tão completo.*